Proposta de trabalho: Trabalhos em grupo: seminários e relatório
Objetivo: Apresentar e discutir as idéias relevantes sobre o livro didático.
Levantar temas dos relatórios e definir grupos de trabalho
Tempo de duração: 4 horas
Dinâmica da aula:
Momento 1 – (60 min) – Seminários
Atividade 1: Apresentação dos grupos (5 min) e levantamento de perguntas e discussões (5 min)
GRUPO 1:
"O antigo e o novo testamento; livro didático e apostila escolar" - Clécio Bunzen
"O ensino apostilado e a venda de novas ilusões" - Anna Maria G. Carmagnani
"Construção de um objeto de investigação complexo: o livro didático de Língua Portuguesa" - Clécio Bunzen
GRUPO 2
"Avaliação dos livros didáticos: para entender o programa nacional do livro didático(PNLD)" - Antônio Augusto Gomes Batista
GRUPO 3
" Livro didático e qualidade de ensino" - Ezequiel Theodoro da Silva
"Livro didático: do ritual de passagem à ultrapassagem" - Ezequiel Theodoro da Silva
" Livro didático e qualidade de ensino" - Ezequiel Theodoro da Silva
"Livro didático: do ritual de passagem à ultrapassagem" - Ezequiel Theodoro da Silva
GRUPO 4
"O livro não "anda", professo?" - Deusa Maria de Souza
"Atordade, autoria e livro didático" - Deusa Maria de Souza
"Gestos de censura" - Deusa Maria de Souza
"Livro didático: arma pedagógica? "- Deusa Maria de Souza
"O livro não "anda", professo?" - Deusa Maria de Souza
"Atordade, autoria e livro didático" - Deusa Maria de Souza
"Gestos de censura" - Deusa Maria de Souza
"Livro didático: arma pedagógica? "- Deusa Maria de Souza
GRUPO 5
" O livro didático nos discursos da Lingüística Aplicada e da sala de aula" - Maria José R. Faria Coracini
"O processo de legitimação do livro didático na escola de Ensino Fundamental e Médio: uma questão de ética" - Maria José R. Faria Coracini
" O livro didático nos discursos da Lingüística Aplicada e da sala de aula" - Maria José R. Faria Coracini
"O processo de legitimação do livro didático na escola de Ensino Fundamental e Médio: uma questão de ética" - Maria José R. Faria Coracini
Momento 2: Relatório (90 min)
Atividade 2: Levantar, individualmente, os temas e livro didático de interesse
Atividade 3: Formar grupos por afinidade de tema
Gêneros textais e ensino de gramática em livros didáticos (Juciara, Adriana, Carla, Janaína, Daiane e Cristina)
Livros didáticos: sim? não? como escolher? (Daiana, Bruna, Vanessa, Renata, Lidiane)
Leitura e produção textual no Ensino Médio ( Humberto, Aurea, Milena, Cilaine)
Atividade 4: Relacionar questões de investigação e objetivos
Momento 3: Encerramento da aula (10 min)
Atividade 5: Trazer livros didáticos para o próximo encontro
Nenhum comentário:
Postar um comentário