Objetivos:
Apresentar informações sobre o gênero relatório.
Pesquisar e analisar textos relacionados com o tema de estudo.
Produzir, em grupo, a introdução do relatório
Tempo de duração: 4 horas
Dinâmica da aula:
Momento 1 – (30 min) – Relatório
Relatório é um documento no qual são expostos os resultados parciais ou finais de um trabalho de qualquer assunto.
Trata-se de um gênero que pode ser produzido individual ou em grupo e em diferentes contextos com o propósito comunicativo de relatar eventos e experiências e servir de base para tomada de decisões.
Geralmente é encomendado por alguém que quer tomar decisões abalizadas em documentos fidedignos. Assim, como em qualquer documento destinado à comunicação, o relatório deve considerar o público a ser atingido.
Seja qual for o público a que é dirigido o relatório, alguns aspectos devem ser considerados pelo relator, ou seja, certas normas referentes à estrutura do texto, ao estilo e à apresentação gráfica.
Trata-se de um gênero que pode ser produzido individual ou em grupo e em diferentes contextos com o propósito comunicativo de relatar eventos e experiências e servir de base para tomada de decisões.
Geralmente é encomendado por alguém que quer tomar decisões abalizadas em documentos fidedignos. Assim, como em qualquer documento destinado à comunicação, o relatório deve considerar o público a ser atingido.
Seja qual for o público a que é dirigido o relatório, alguns aspectos devem ser considerados pelo relator, ou seja, certas normas referentes à estrutura do texto, ao estilo e à apresentação gráfica.
Estrutura do texto
De acordo com a área de interesse e a natureza do trabalho, em princípio, o relatório deve conter quatro partes relativamente estável: a) Introdução; b) Desenvolvimento; c) Resultados e conclusões e d) Recomendações.
De acordo com a área de interesse e a natureza do trabalho, em princípio, o relatório deve conter quatro partes relativamente estável: a) Introdução; b) Desenvolvimento; c) Resultados e conclusões e d) Recomendações.
a) INTRODUÇÃO: a finalidade da introdução é de apresentar com clareza e simplicidade o tema que será abordado, segundo a natureza do trabalho. Na introdução devem ser considerados os seguintes movimentos:
1. contextualização – situar as informações disponíveis com relação ao problema de estudo e apresentar a importância do mesmo, estabelecendo relações com estudos similares
2. apresentação do trabalho – registrar a natureza (exploratória, descritiva ou explicativa) do trabalho, a finalidade e objetivo que se quer atingir
3. descrição da metodologia - esclarecer sobre o método seguido no recolhimento e na interpretação dos dados
4. sumarização dos resultados, apresentar e discutir os resultados, apresentando possíveis limitações.
b) DESENVOLVIMENTO: é o corpo da obra, o trabalho propriamente dito. Deve ser observada uma seqüência temporal lógica. Depois de enunciado o assunto, cada passo da exposição ou do relato deve conduzir ao passo seguinte, numa gradual apresentação dos fatos. A minúcia e os detalhes do trabalho devem ser observados de acordo com o objetivo final de quem encomendou o relatório.
c) RESULTADOS E CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES: essas três fases do relatório podem aparecer juntas sob o título de Conclusão, ou separadas, de acordo com o tipo de trabalho. A conclusão pode apresentar uma síntese integradora dos aspectos relatados anteriormente no desenvolvimento, que sirva de subsídio para apontar resultados e recomendações. As recomendações devem apontar providências e sugestões, a partir de fatos verificados e ou ocorridos, a fim de que se possa corrigir algum eventual problema para planejar ou aperfeiçoar um futuro trabalho.
Estilo
IMPESSOALIDADE – Essa característica é adotada para dar um caráter menos pessoal ao trabalho. Entretanto, o uso da primeira pessoa é adotado por alguns pesquisadores.
OBJETIVIDADE- O relatório deve ser escrito em linguagem direta e apresentar apenas considerações relevantes. A argumentação deve apoiar-se em dados e provas e não em considerações e opiniões pessoais.
CLAREZA – As idéias devem ser apresentadas sem ambigüidades para não originar interpretações diversas. Deve-se usar vocabulário adequado e evitar palavras supérfluas, repetições e detalhes prolixos.
PRECISÃO - Cada expressão deve traduzir o que se quer transmitir. Deve-se usar nomenclatura específica e, no que se refere a registros de observações e análises é necessário indicar como, quando e onde os dados foram obtidos.
COERÊNCIA – As idéias devem ser apresentadas numa seqüência lógica e ordenadas. Poderão ser usados tantos títulos quanto forem necessários no trabalho. A redação deverá ser uniforme, iniciando-se de preferência com verbo ou substantivos.
CONCISÃO – As frases devem ser simples. As idéias devem ser expostas com poucas palavras. Períodos longos, abrangendo várias orações subordinadas, dificultam a compreensão e tornam pesada a leitura
Aspectos gráficos
PAPEL – tamanho A4 (21,0cm x 29,7cm)
MARGENS – superior – 3,0cm
Inferior – 2,5cm
Direita – 2,5cm
Esquerda – 4,0cm
TIPO DE LETRA – Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
TÍTULOS –
Títulos de capítulos (seção primária) devem ser centralizados, em letras maiúsculas e em negrito. Deve-se deixar 2 espaços duplos a partir do título para iniciar o texto. O texto deve ser digitado com espaço entrelinhas de 1,5 linha, com exceção da Sinopse (nesta, o espaço entrelinhas é simples).
Títulos de seção secundária devem ter letras maiúsculas, porém sem negrito.
Títulos de seção terciária devem ter letras minúsculas, com exceção da primeira letra, em negrito.
Disposição do texto
A disposição mais usual: elementos preliminares, texto propriamente dito e elementos pós-textuais.
Atividade 1: Análisar a estrutura de dois relatórios.
Momento 2 - (90 min) Edição da introdução
Atividade inicial: Cada grupo propõe e desenvolve uma dinâmica de trabalho
Momento 2 - (90 min) Edição da introdução
Atividade inicial: Cada grupo propõe e desenvolve uma dinâmica de trabalho
Atividade final: Apresentação dos objetivos e perguntas de pesquisa no grande grupo
Momento 3 - (30 min) Pesquisa sobre o tema de estudo
Momento 3 - (30 min) Pesquisa sobre o tema de estudo
Livro diático e literatura:
A leitura literária no PNDL diante dos PCNs: pretextos versus contextos ou a " A escolinha do professor mundo" ( Heliana Brandão e Aracy Martins)
Os textos literários em quatro coleções de livros didáticos: entre o estático e o escolar (Delaine Cafiero e Hércules Corrêa)
Livro didático e gramática:
Livro diático e estudos de vocábulos:
Livro didático e estudos de texto:
A conexão textul em LDs de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental: uma tentativa de formulação de uma gramática textual (Vanir Consuelo Guimarães)
Livro didático e produção textual:
Atividades de produção de textos escritos em livros didáticos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental - (Maria da Graça Costa Val)
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