Objetivo:
Avaliar as ações realizadas na disciplina.
Projetar ações para elaborar e entregar a 2º versão do relatório.
Atividade: Postar um comentário no blog da disciplina, considerando os seguintes tópicos:
1. proposta de trabalho adotada
2. conhecimentos construídos sobre linguagem, língua, livro didático, ensino de linguagem, ensino de leitura, de escrita e gramática, produção de resumo, produção de relatório e construção de blogs.
3. envolvimento com as atividades propostas
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
A metodologia utilizada nas aulas foi bem proveitosa, pois a patir das leituras e resumos, relatórios e criação dos blogs nos proporcionou refletir sobre alguns conceitos estabelecidos dando aos mesmos uma nova roupagem para a nossa prática pedagógica.
POSTADO POR:Aurea, Ciliane, Cristina, Milena, Humberto.
Para mim a proposta de trabalho adotada foi escolhida de forma adequada, já que a maior parte da turma trabalha e, por esse motivo, muitas vezes não tem tempo de fazer os trabalhos em casa. Sendo assim, o espaço disponibilizado para a realização das atividades tornou o espaço de tempo das aulas mais proveitoso.
Além disso, realizar os trabalhos através de uma ferramenta nova, como o blog, tornou o estudo não só interessante como também desafiador, pois muitos de nós ainda encontramos dificuldades e, até mesmo, uma certa resistência em lidar com esse tipo de ferramenta.
Quanto aos conhecimentos construídos, creio que o material selecionado para leitura foi bastante esclarecedor e útil, pois além de revermos conceitos importantes como linguagem e língua, tivemos contato com textos de uma abordagem mais prática do assunto, em que o foco é o ensino e, mais especificamente, o uso do livro didático como instrumento de ensino, suas vantagens e desvantagens.
Nesse sentido, também é interessante salientar o quanto foi válida a mediação da professora nos seminários de apresentação dos textos, que serviu não apenas de complemento, e muito mais como esclarecimento de vários aspectos que, a primeira vista, não pareciam tão claros.
Em relação ao envolvimento com as atividades propostas, referindo-me mais especificamente ao meu desempenho como aluna da disciplina, creio que faltou um pouco de dedicação, já que as leituras não foram desenvolvidas no prazo solicitado e os resumos não foram postados no tempo certo. Além disso, a ausência no 2º final de semana da disciplina fez com que eu perdesse grande parte dos trabalhos expostos pelas colegas, o que pode ser visto como falta de consideração, mas que justifico, ainda que não seja desculpa, com a necessidade de terminar um trabalho´para a disciplina anterior.
Bruna de Cássia
Avaliação
Refletir sobre linguagem é sempre interessante e enriquecedor. Através dos conteúdos trabalhados nesses 9 encontros e das discussões em aula, pude acrescentar minhas perspectivas a respeito da linguagem, ensino de linguagem e livro didático. Ter um olhar crítico sobre a questão do uso do livro didático em sala de aula é preciso, bem como, avaliar como este instrumento pode ajudar na prática de ensino de linguagem.
A metodologia empregada nas aulas me pareceu bastante prática e eficiente. Através dos resumos temos ao nosso alcance as principais idéias dos textos discutidos em aula, o que nos ajudará em uma possível busca futura dos temas tratados.
O trabalho com o blog também é bastante interessante e dinâmico. Em um mundo informatizado é preciso que conquistemos o nosso espaço virtual, interagindo com outros usuários que tenham interesses em comum e que venham acrescentar no nosso processo de aprendizagem.
Minha participação nos trabalhos se deu de forma efetiva, uma vez que busquei atuar nas propostas de atividades positivamente. O mais interessante são os conhecimentos adquiridos frutos da interação com os textos, com a professora e com os colegas.
Lidiane.
A proposta de trabalho foi bastante produtiva e adequada principalmente ao período do ano em que estávamos.
Com certeza, a bibliografia sugerida, os seminários, a produção de resumos e o relatório contribuiu para que alguns conceitos fossem cristalizados. Houve aprendizagem significativa e, portanto, mudança de comportamento no que se refere a futuras práticas de ensino.
Obrigada. Boas festas.
Daiane Michelotti
A proposta de ensino adotada nas aulas desta disciplina foi muito produtiva.Creio que foi desenvolvida de maneira adequada de acordo com o perfil do curso e dos alunos.Criar e trabalhar com blogs foi muito interessante e facilitador para todo o processo.O blog da disciplina nos ajudou a tirar dúvidas mesmo estando a distância, deixando as aulas mais organizadas. Trabalhar com seminários e resumos levou-nos a um envolvimento maior e nos deu a possibilidade de compartilhar opiniões e aprender com os demais colegas.
Refletir sobre linguagem, ensino de línguas e livro didático foi muito importante, não apenas como profissionais da área de letras, mas também como pessoas que querem melhorar a cada dia dentro daquilo a que se propuseram fazer.Podemos repensar, compartilhar e enriquecer nossos conhecimentos.
Acredito que minha participação nas aulas foi positiva,salvo uma aula em que tive de faltar por motivos profissionais,mas foi muito prazeroso para mim.Aprendi muitas coisas boas e importantes nestas aulas.Conceitos e experiências que irão facilitar minhas futuras práticas pedagógicas.
Para finalizar quero deixar um forte abraço para a professora Tânia, que tão bem orientou e organizou cada um destes encontros, obrigada pela paciência e compreensão. Desejo tudo de bom para você.Feliz Natal e Feliz Ano Novo.Que Deus lhe abençõe.
Aluna:RENATA SOARES VARGAS
Avaliação das aulas
As aulas ministradas pela professora Tania M. Moreira foram interessantes e descontraídas. Os textos analisados em suas aulas foram de grande auxílio em minha prática pedagógica ...e ainda serão.
Gabriel Chalita em seu texto Desafios da Educação publicado no Jornal de Minasem outubro de 2006, diz:Em meu livro Educação: a solução está no afeto, falo das três habilidades que acredito que precisam ser desenvolvidas no aprendiz: cognitiva, emocional e social. Quando um aluno erra, o professor preparado corrige, mas não censura, disciplina, mas não ridiculariza, repara, mas não condena. O educador não pode mais assumir o papel de detentor absoluto do conhecimento, embora deva se manter em contínua capacitação. Deve ser mais do que apenas o facilitador da busca do conhecimento pelo aprendiz. Deve ser um instigador. O professor que faz jus ao título de educador estimula a cooperação, porque a palavra que sintetiza o conceito da educação contemporânea é a reciprocidade. Estimula a vivência, a comparação, a análise crítica, o intercâmbio de idéias e de experiências. Tem ou desenvolve habilidade para fazer com que os talentos sejam exteriorizados. E desse modo descobre capacidades e orienta realizações."
Com esta citação faço a avaliação das "nossas" aulas. Obrigada!
Ju
As aulas foram muito proveitosa e fizeram muita diferença para todos nós ,principalmente na escolha do LD , eu nunca havia analisado a fundo um LD e hoje se tiver que avaliá-lo , certamente será com outros olhos,pois aprendi o quanto é importante para o ensino tanto fundamental quanto o médio. A criação do BLOG foi um espetáculo porque hoje em dia a educação não esta voltada somente para a sala de aula,o giz a classe e outros...mas também para a tecnologia,todos sabemos que o mundo hoje é voltado para ela e esse desafio que a senhora nos proporcionou não poderia ser melhor.A única coisa que eu tenho que reclamar é de não ter presenciado as aulas dos dias 7 e 8 de dezembro .Bom , para finalizar lhe desejo tudo de bom!!
beijus !!
Danieli Moura
Postar um comentário