Informações gerais
O resumo é um texto escrito com um número restrito de palavras que encapsula a essência do artigo que precede.
A restrição de palavras torna o ato de escrever resumo um pouco mais árduo e faz com que até mesmo autores experientes em termos de publicação tenham de produzir várias versões de seus textos antes que estejam satisfeitos com o eles escreveram.
Para escrever um resumo, o primeiro passo consiste em descobrir quantas palavras ou caracteres podem ser usados.
Os resumos acadêmicos têm como objetivo “sumarizar, indicar e predizer, em um parágrafo curto, o conteúdo e a estrutura do texto integral que segue” e servem para: 1. dar ao leitor informações sobre um tópico de estudo, a metodologia e principais descobertas de uma pesquisa; 2. ajudar o leitor a decidir se deseja ler o artigo por inteiro ou não e 3. oferecer ao leitor um mapa para a leitura do artigo (Swales : idem).
O resumo espelha o conteúdo e a estrutura de artigos.
Um resumo, tal como um artigo acadêmico, pode apresentar duas formas de organização retórica: revisão da literatura ou experimental. Um resumo que acompanha a forma de revisão de literatura apresentará uma natureza teórica, contendo os argumentos centrais da discussão feita no artigo. Já, um resumo que acompanha o artigo experimental apresenta uma ordem das informações composta por diferentes momentos, quais sejam:
SITUAR A PESQUISA
Estabelecer interesse profissional no tópico ou
Fazer generalizações do tópico e/ou
Citar pesquisas prévias ou
Estender pesquisas prévias ou
Contra-argumentar pesquisas prévias ou
Indicar lacunas em pesquisas prévias
APRESENTAR A PESQUISA
Indicar as principais características ou
Apresentar os principais objetivos ou
Levantar hipóteses
DESCREVER A METODOLOGIA
SUMARIZAR OS RESULTADOS
DISCUTIR A PESQUISA
Elaborar conclusões e/ou
Recomendar futuras aplicações
É importante destacar também que o modo e a ordem de apresentação de um resumo podem variar de um exemplar para outro em função da estrutura do artigo e do contexto em que o mesmo será divulgado.
Elaborar conclusões e/ou
Recomendar futuras aplicações
É importante destacar também que o modo e a ordem de apresentação de um resumo podem variar de um exemplar para outro em função da estrutura do artigo e do contexto em que o mesmo será divulgado.
Algumas variações possíveis:
a) Objetivos, importância, método, resultados, conclusões
b) Objetivos, método, resultados ou
c) Objetivos, método, resultados, validade dos resultados, conclusões e aplicações
Em geral, os resumos apresentam algumas características lingüísticas, tais como:
a) verbos no pretérito composto e presente do indicativo, terceira pessoa do singular, voz passiva;
b) sentenças afirmativas, sem abreviações, jargões, símbolos;
c) sentenças simples, evitando redundâncias (superlativos, ilustrações, excesso de detalhes);
d) uso reduzido de referências anafóricas e conetivos.
Existem alguns marcadores metadiscursivos específicos para elaborar resumos:
a) verbos no pretérito composto e presente do indicativo, terceira pessoa do singular, voz passiva;
b) sentenças afirmativas, sem abreviações, jargões, símbolos;
c) sentenças simples, evitando redundâncias (superlativos, ilustrações, excesso de detalhes);
d) uso reduzido de referências anafóricas e conetivos.
Existem alguns marcadores metadiscursivos específicos para elaborar resumos:
a) Definição do problema: Explorações recentes em X indicam Y...Muitos pesquisadores acreditam que....Uma premissa básica deste artigo é X e a falha parece estar afeita a Y...;
b) Objetivo: Neste trabalho pretendemos/e-se..., Este artigo relata uma pesquisa sobre X..., Este artigo discute x...
c) Método: Em primeiro lugar, analisaremos/se-á...., Em seguida examinaremos/se-á..., Finalmente, consideraremos/se-á...
d) Resultados: Os resultados da pesquisa incluem indicações de x...
e) Conclusões: O trabalho argumenta que X....As conclusões alcançadas referem-se a...
Referências bibliográficas:
MOTTA-ROTH, D. e HENDGES, G. R. (1998.) Uma análise transdisciplinar do gênero abstract. Disponível em <http://www.ufsm.br/labler/publi/anlise.htm>
MOTTA-ROTH, D. (Org.) (2001) Redação acadêmica: princípios básicos. Santa Maria : Universidade Federl de Santa Maria, Imprensa Universitária.
SWALES, J. M. (2007) Constructing English-language Journal Article Abstracts. In.: III Simpósio Internacional sobre Linguagem, Cultura e Sociedade realizado na Universidade Federal de Santa Maria.
MOTTA-ROTH, D. e HENDGES, G. R. (1998.) Uma análise transdisciplinar do gênero abstract. Disponível em <http://www.ufsm.br/labler/publi/anlise.htm>
MOTTA-ROTH, D. (Org.) (2001) Redação acadêmica: princípios básicos. Santa Maria : Universidade Federl de Santa Maria, Imprensa Universitária.
SWALES, J. M. (2007) Constructing English-language Journal Article Abstracts. In.: III Simpósio Internacional sobre Linguagem, Cultura e Sociedade realizado na Universidade Federal de Santa Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário