Proposta de trabalho:
O discurso pedagógico: caráter prescritivo e ideológico
Objetivos:
Ler, apresentar e discutir as concepções de linguagem, bem como as teorias de ensino-aprendizagem de linguagem.
Tempo de duração: 4 horas
Dinâmica da aula:
Momento 1 – (15 min) – Apresentações e conhecimentos prévios –
O discurso pedagógico: caráter prescritivo e ideológico
Objetivos:
Ler, apresentar e discutir as concepções de linguagem, bem como as teorias de ensino-aprendizagem de linguagem.
Tempo de duração: 4 horas
Dinâmica da aula:
Momento 1 – (15 min) – Apresentações e conhecimentos prévios –
Objetivo: Estabelecer relações iniciais e discutir a proposta de trabalho da disciplina
Atividade 1: Apresentações pessoais e discussões sobre a proposta de trabalho
Atividade 2: Produção de texto
Momento 2 - (60min) –Informações sobre o gênero resumo –
Objetivo: Estabelecer um diálogo interativo com os alunos de modo que eles entendam que tenhamos um entendimento comum sobre o gênero resumo, o qual terão de produzir nas primeiras aulas.
Atividade 3 : Resumo o que é? Como se faz?
Atividade 4: Desconstrução de resumos
Momento 3 - (50min) – Concepções de linguagem e ensino de linguagem
Momento 3 - (50min) – Concepções de linguagem e ensino de linguagem
Objetivo: Apresentar e discutir conceitos com base em referências bibliográficas indicadas.
Objetivo: Apresentar os trabalhos, salientando os aspectos semelhantes e diferentes apresentados nos textos e socializar atividades a serem realizadas a distância.
Atividade 6: Organize uma apresentação oral sobre o texto do grupo.
Momento 5 - (15 min) Encerramento do encontro -
Momento 5 - (15 min) Encerramento do encontro -
Objetivos: Retomar os conceitos de linguagem, ensino-aprendizagem de linguagem e as reflexões sobre resumos.
Atividade 7: Divulgar ações da próxima semana.
Atividade 7: Divulgar ações da próxima semana.
Análise de artigos sobre discurso dos livros didáticos nos seus aspectos lingüísticos, literários e ideológicos,
Seleção e análise de livros didáticos adotados nas escolas de São Gabriel e produzirmos um relatório.
Avaliação: Os alunos serão observados e avaliados nos cinco momentos da aula. Critérios de avaliação: levantamento de respostas iniciais, realização das atividades de leitura e análise dos resumos, produção individual de resumo e apresentação dos trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário