sexta-feira, 16 de novembro de 2007

1º encontro

Proposta de trabalho:
O discurso pedagógico: caráter prescritivo e ideológico


Objetivos:
Ler, apresentar e discutir as concepções de linguagem, bem como as teorias de ensino-aprendizagem de linguagem.


Tempo de duração: 4 horas

Dinâmica da aula:

Momento 1 – (15 min) – Apresentações e conhecimentos prévios

Objetivo: Estabelecer relações iniciais e discutir a proposta de trabalho da disciplina

Atividade 1: Apresentações pessoais e discussões sobre a proposta de trabalho
Atividade 2: Produção de texto
Momento 2 - (60min) –Informações sobre o gênero resumo
Objetivo: Estabelecer um diálogo interativo com os alunos de modo que eles entendam que tenhamos um entendimento comum sobre o gênero resumo, o qual terão de produzir nas primeiras aulas.

Atividade 4: Desconstrução de resumos

Momento 3 - (50min) – Concepções de linguagem e ensino de linguagem
Objetivo: Apresentar e discutir conceitos com base em referências bibliográficas indicadas.

Atividade 5: Clique aqui

Momento 4 - (60min) – Apresentação dos trabalhos

Objetivo: Apresentar os trabalhos, salientando os aspectos semelhantes e diferentes apresentados nos textos e socializar atividades a serem realizadas a distância.

Atividade 6: Organize uma apresentação oral sobre o texto do grupo.

Momento 5 - (15 min) Encerramento do encontro -
Objetivos: Retomar os conceitos de linguagem, ensino-aprendizagem de linguagem e as reflexões sobre resumos.

Atividade 7: Divulgar ações da próxima semana.
Análise de artigos sobre discurso dos livros didáticos nos seus aspectos lingüísticos, literários e ideológicos,
Seleção e análise de livros didáticos adotados nas escolas de São Gabriel e produzirmos um relatório.

Avaliação: Os alunos serão observados e avaliados nos cinco momentos da aula. Critérios de avaliação: levantamento de respostas iniciais, realização das atividades de leitura e análise dos resumos, produção individual de resumo e apresentação dos trabalhos.

Nenhum comentário: