Proposta de trabalho: PCNs e livro didático
Objetivo: Ler, apresentar e discutir as concepções de linguagem, ensino de língua e literatura vigentes nos PCNs e concepção de livro didático de três pesquisadores nacionais.
Tempo de duração: 4 horas
Dinâmica da aula:
Momento 1 – (90 min) – Conceitos de linguagem e ensino de linguagem apresentados nos PCNs
Objetivo: Identificar e discutir a concepção de linguagem presente nos PCNs.
Atividade 1: Formar dois grupos de trabalho para ler e destacar os conceitos de linguagem, ensino de linguagem e gêneros apresentados nos PCNs e discutido por:
1. Désirée Motta-Roth no texto: "O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais" (GRUPO 1)e
2. Beth Brait no texto " PCNs, gêneros e ensino de língua: fases discursivas da textualidade" (In.: ROXO, R. (Org.) (2000) A prática de linhuagem em sala de aula: praticando os PCNs. SP: EDUC; Campinas: Mercado de Letras) (GRUPO 2)
Atividade 2: Resumir o texto
Atividade 3: Apresentar e discutir os textos no grande grupo.
Atividade 4: Destacar as diferenças e semelhanças apresentadas nos textos.
Momento 2 - (120min) –Conceito e papel do livro didático na Educação Básica–
Objetivo: Discutir a concepção e o papel do LD segundo Silva, Souza, Coracini, Bunzen, Carmagnani e Batista.
Estabelecer relações de semelhança e diferença, quanto a concepção e o papel do livro didático, entre as idéias de Silva, Souza, Coracini, Bunzen, Carmagnani e Batista.
Atividade 3: Formar grupos. Ler individualmente os texto.
Atividade 4: Abstrair a posição de cada autor sobre o uso do livro didático na Educação Básica ( A favor? Contra? A favor com restrições?),
Atividade 5: Identificar as vantagens e/ou desvantagens apresentadas em cada texto.
Textos e grupos:
GRUPO 1:
"O antigo e o novo testamento; livro didático e apostila escolar" - Clécio Bunzen
"O ensino apostilado e a venda de novas ilusões" - Anna Maria G. Carmagnani
"Construção de um objeto de investigação complexo: o livro didático de Língua Portuguesa" - Clécio Bunzen
GRUPO 2
"Avaliação dos livros didáticos: para entender o programa nacional do livro didático(PNLD)" - Antônio Augusto Gomes Batista
GRUPO 3
" Livro didático e qualidade de ensino" - Ezequiel Theodoro da Silva
"Livro didático: do ritual de passagem à ultrapassagem" - Ezequiel Theodoro da Silva
GRUPO 4
"O livro não "anda", professo?" - Deusa Maria de Souza
"Atordade, autoria e livro didático" - Deusa Maria de Souza
"Gestos de censura" - Deusa Maria de Souza
"Livro didático: arma pedagógica? "- Deusa Maria de Souza
GRUPO 5
" O livro didático nos discursos da Lingüística Aplicada e da sala de aula" - Maria José R. Faria Coracini
"O processo de legitimação do livro didático na escola de Ensino Fundamental e Médio: uma questão de ética" - Maria José R. Faria Coracini
Atividade 6: Criar slides e apresentar uma comunicação envolvendo os textos de estudo
Momento 3 - (15min) – Encerramento das atividades e avaliação dos trabalhos
Objetivo: Fazer um resumo das idéias principais discutidas e levantar as conquistas e problemas encontrados na realização das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário