Analisar os exemplares que seguem e realizar as atividades abaixo:
Exemplar 1
OLIVEIRA, E. da S. G. de, VILLARDI, R. M. (2006). A Infância e a Modernidade do Ciberespaço: os Desafios da Interação entre Criança e Computador. Informática na educação: teoria & prática, Vol. 9, No 1 . Disponível em
Resumo
O texto discute criticamente aspectos da relação da criança com o computador, e os seus efeitos na Educação. Oposta à tendência tradicional da Pedagogia, a inclusão dos meios digitais na aprendizagem é uma realidade. Apresenta resultados de uma pesquisa com material pedagógico para a Literatura Infanto-juvenil, comparando os efeitos da utilização de material tradicional, de material informatizado e da conjugação dos dois tipos de recurso. Destaca os efeitos da interação criança – computador e da importância da cultura digitalizada, no desenvolvimento cognitivo da criança. Para melhor compreender as etapas através das quais essa interação ocorre, utilizamos uma adaptação do estudo desenvolvido por Abigail Housen sobre a seqüência do desenvolvimento do modo das pessoas verem obras de arte. Propomos cinco estágios explicativos da evolução da relação anteriormente mencionada: Descritivo, enumerativo ou narrativo, construtivo, classificativo, interpretativo e recriativo.
Exemplar 1
OLIVEIRA, E. da S. G. de, VILLARDI, R. M. (2006). A Infância e a Modernidade do Ciberespaço: os Desafios da Interação entre Criança e Computador. Informática na educação: teoria & prática, Vol. 9, No 1 . Disponível em
Resumo
O texto discute criticamente aspectos da relação da criança com o computador, e os seus efeitos na Educação. Oposta à tendência tradicional da Pedagogia, a inclusão dos meios digitais na aprendizagem é uma realidade. Apresenta resultados de uma pesquisa com material pedagógico para a Literatura Infanto-juvenil, comparando os efeitos da utilização de material tradicional, de material informatizado e da conjugação dos dois tipos de recurso. Destaca os efeitos da interação criança – computador e da importância da cultura digitalizada, no desenvolvimento cognitivo da criança. Para melhor compreender as etapas através das quais essa interação ocorre, utilizamos uma adaptação do estudo desenvolvido por Abigail Housen sobre a seqüência do desenvolvimento do modo das pessoas verem obras de arte. Propomos cinco estágios explicativos da evolução da relação anteriormente mencionada: Descritivo, enumerativo ou narrativo, construtivo, classificativo, interpretativo e recriativo.
a) Com base no exemplar 1, identifique as seções do resumo: contextualização, objetivos, metodologia, resultados, discussão.
______________: O texto discute criticamente aspectos da relação da criança com o computador, e os seus efeitos na Educação.
______________: Oposta à tendência tradicional da Pedagogia, a inclusão dos meios digitais na aprendizagem é uma realidade.
______________: Apresenta resultados de uma pesquisa com material pedagógico para a Literatura Infanto-juvenil, comparando os efeitos da utilização de material tradicional, de material informatizado e da conjugação dos dois tipos de recurso. Destaca os efeitos da interação criança – computador e da importância da cultura digitalizada, no desenvolvimento cognitivo da criança.
_______________: Para melhor compreender as etapas através das quais essa interação ocorre, utilizamos uma adaptação do estudo desenvolvido por Abigail Housen sobre a seqüência do desenvolvimento do modo das pessoas verem obras de arte.
________________: Propomos cinco estágios explicativos da evolução da relação anteriormente mencionada: Descritivo, enumerativo ou narrativo, construtivo, classificativo, interpretativo e recriativo.
Exemplar 2
SILVA, J. A.G. da, CARVALHO, F. I. F. de, CAETANO, F. DA R., BERTAN, I, MAIA, L. da, Schimidt, D. A. M. e VALÉRIM I. P. (2007). Distância morfológica entre genótipos de trigo com ausência e presença do caráter “stay-green” Ciência Rural, Santa Maria, Vol. 37, No 5, set-out.
Exemplar 2
SILVA, J. A.G. da, CARVALHO, F. I. F. de, CAETANO, F. DA R., BERTAN, I, MAIA, L. da, Schimidt, D. A. M. e VALÉRIM I. P. (2007). Distância morfológica entre genótipos de trigo com ausência e presença do caráter “stay-green” Ciência Rural, Santa Maria, Vol. 37, No 5, set-out.
Resumo
A estimativa da distância genética entre cultivares pode ser útil em um programa de melhoramento para o direcionamento de hibridações e no conhecimento do germoplasma disponível. O objetivo do presente trabalho foi o de estimar a distância genética entre as constituições genéticas de trigo adaptadas para a região Sul do Brasil de modo a apontar combinações promissoras com genótipos que expressam o caráter “stay-green”. Foram avaliados 37 genótipos de trigo em campo experimental e mensurados 14 caracteres morfológicos Os métodos de agrupamento com base nas técnicas de Tocher, MDS e UPGMA foram eficientes para discriminar a distância genética entre os genótipos testados O direcionamento de hibridações com linhagens de trigo do tipo maturação “stay-green”, de elevado potencial de rendimento, com cultivares elite pode fornecer populações promissoras na obtenção de genótipos superiores.
Palavras-chave: Triticum aestivum L., hibridação, variabilidade genética, técnicas de agrupamento, melhoramento de plantas.
b) Observe o exemplar 2, e identifique as seções do resumo: contextualização, objetivos, metodologia, resultados, discussão.
Contextualização -
Objetivos -
Metodologia -
Resultados -
Conclusão -
Exemplar 3
Exemplar 3
ESTABEL, L. B., MORO, E. L. da S., SANTAROSA L. M. C. (2006) A Superação das Limitações na Criação da Página Pessoal para Internet: um Estudo de Caso Informática na educação: teoria & prática, Vol. 9, No
Resumo
Este trabalho apresenta a criação da página pessoal para internet por uma professora/aluna com limitação visual, articipante do Programa Nacional de Informática na Educação Especial (PROINESP), da Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (SEEsp/MEC) ministrado pela equipe do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pela Prof. Dra Lucila Maria Costi Santarosa. Observa-se, a partir da atividade proposta, a superação das suas limitações, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Buscaram-se várias alternativas, formas de comunicação, tecnologias adequadas para a realização da atividade proposta, onde se constatou uma postura de compartilhamento onde cada um tem muito para cooperar, para doar-se na busca de uma construção coletiva e na superação das limitações, sejam estas físicas e/ou tecnológicas. Através da educação e do uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) passa a ser uma realidade a inclusão social e digital as PNEEs com limitação visual.
c) No terceiro exemplar, sublinhe os marcadores lingüísticos usados no resumo e relacione com as seções.
c) No terceiro exemplar, sublinhe os marcadores lingüísticos usados no resumo e relacione com as seções.
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