sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Plano de estudos


Aspectos lingüísticos, literários e ideológicos em livros didáticos


Carga horária: 45 h/a


Nº de encontros: 03 finais de semana


Objetivos da disciplina: Propiciar ao aluno de especialização o desenvolvimento do espírito crítico em relação ao processo de ensino de língua e literatura no que diz respeito à adoção de livro didático.

Desenvolver atividades de análise dos aspectos literários, lingüísticos e ideológicos presentes em livros didáticos adotados em escolas públicas de São Grabriel.

Ementa:

O livro didático: reflexões sobre o discurso pedagógico – suas dimensões e ideologia.

Análise aspectos lingüísticos, literários ou ideológicos em livros didáticos adotados nas práticas educativas em escolas de São Gabriel.

Conteúdos:

O discurso pedagógico: caráter prescritivo e ideológico
O discurso do livro didático
A dimensão ideológica do livro didático
A dimensão lingüística do livro didático
A dimensão literária do livro didático

Metodologia:

Desenvolvimento de aulas interativas, trabalhos individuais visando à produção de resumos das leituras realizadas e em grupo voltados à apresentação de seminários e produção de relatório de estudos (análise de livro didático).

Tecnologias:

- Utilização de data-show ou retroprojetor nas aulas;

- Recursos de informática na produção de relatórios dos alunos

Avaliação do aluno:



Avaliação do professor ocorrerá mediante a análise dos resumos elaborados, individualmente, sobre os textos estudados (4p), a observação de trabalhos em grupo, quais sejam, os seminários (2p) e a produção de relatórios (4p).

Critérios de avaliação:


Clareza e coerência de idéias, argumentação fundada nos textos teóricos analisados, abordagem consistente dos principais aspectos desenvolvidos na disciplina, demonstrando efetiva leitura e reflexão dos assuntos estudados.

Bibliografia:

BRASIL. Ministério da Educação/Fundo Nacional do Desenvolvimento da educação. Guias de livros didáticos – PNLEM/2006 Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.blogger.com/www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=/ld_ensinomedio/ld_ensinomedio.html. Acesso em: 13 jul. 2007.

BUNZEN, C. (2005) Livro didático de língua portuguesa: um gênero do discurso. Dissertação de mestrado (Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos de Lingdual de Campinas, Instituto de Estudos de Linguagem.

__________ (2005) Construção de um objeto de investigação complexo: o livro
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DIONISIO, A.P. & BEZERRA, M. A. (Orgs.) (2003) O livro de português: múltiplos olhares. 2ed. Rio de Janeiro : Lucerna

FAIRCLOUGH, N. (2001). Discurso e mudança social. Brasília : Editora Universidade de Brasília.

MENDONÇA, M. (2006) Análise lingüística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In.: BUNZEN, C. & MENDONÇA, M. Português no Ensino Médio e formação do professor (Orgs.) São Paulo : Parábola Editorial.



MACEDO, M. S. A. N. A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo. Disponível em <>.


MACEDO, Donaldo. Alfabetização, linguagem e ideologia. Disponível em www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4208.pdf.


PINHEIRO, H. (2006) Reflexões sobre o livro didático de literatura. In.: BUNZEN, C. & MENDONÇA, M. Português no Ensino Médio e formação do professor (Orgs.) São Paulo : Parábola Editorial.

REINALDO, Maria Augusta G. de M. & SANT’ANA, Tatiana Fernandes. Análise de Orientação para produção de texto no livro didático como atividade de formação docente. Disponível em: http://rle.ucpel.tche.br/php/ edicoes/v8n2/reinaldo_e_santana.pdf.

ROJO, R. & BATISTA, A.A.G. (2003). Apresentação – Cultura da escrita e livro escolar: propostas para o letramento das camadas populares no Brasil. In.: ROJO, R. & BATISTA, A.A.G. (Orgs.) Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas, SP. Mercado de Letras.

TICKS, L. K. (2005) O livro didático sob a ótica do gênero. Revista Linguagem & Ensino, Vol. 8, Nº 1, p. 15-49.

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