Carga horária: 45 h/a
Nº de encontros: 03 finais de semana
Desenvolver atividades de análise dos aspectos literários, lingüísticos e ideológicos presentes em livros didáticos adotados em escolas públicas de São Grabriel.
Ementa:
O livro didático: reflexões sobre o discurso pedagógico – suas dimensões e ideologia.
Análise aspectos lingüísticos, literários ou ideológicos em livros didáticos adotados nas práticas educativas em escolas de São Gabriel.
Conteúdos:
O discurso pedagógico: caráter prescritivo e ideológico
O discurso do livro didático
A dimensão ideológica do livro didático
A dimensão lingüística do livro didático
A dimensão literária do livro didático
Metodologia:
Desenvolvimento de aulas interativas, trabalhos individuais visando à produção de resumos das leituras realizadas e em grupo voltados à apresentação de seminários e produção de relatório de estudos (análise de livro didático).
Tecnologias:
- Utilização de data-show ou retroprojetor nas aulas;
- Recursos de informática na produção de relatórios dos alunos
Avaliação do aluno:
Avaliação do professor ocorrerá mediante a análise dos resumos elaborados, individualmente, sobre os textos estudados (4p), a observação de trabalhos em grupo, quais sejam, os seminários (2p) e a produção de relatórios (4p).
Critérios de avaliação:
BRASIL. Ministério da Educação/Fundo Nacional do Desenvolvimento da educação. Guias de livros didáticos – PNLEM/2006 Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.blogger.com/www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=/ld_ensinomedio/ld_ensinomedio.html. Acesso em: 13 jul. 2007.
BUNZEN, C. (2005) Livro didático de língua portuguesa: um gênero do discurso. Dissertação de mestrado (Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos de Lingdual de Campinas, Instituto de Estudos de Linguagem.
__________ (2005) Construção de um objeto de investigação complexo: o livro
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DIONISIO, A.P. & BEZERRA, M. A. (Orgs.) (2003) O livro de português: múltiplos olhares. 2ed. Rio de Janeiro : Lucerna
FAIRCLOUGH, N. (2001). Discurso e mudança social. Brasília : Editora Universidade de Brasília.
MENDONÇA, M. (2006) Análise lingüística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In.: BUNZEN, C. & MENDONÇA, M. Português no Ensino Médio e formação do professor (Orgs.) São Paulo : Parábola Editorial.
MACEDO, M. S. A. N. A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo. Disponível em <>.
MACEDO, Donaldo. Alfabetização, linguagem e ideologia. Disponível em www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4208.pdf.
PINHEIRO, H. (2006) Reflexões sobre o livro didático de literatura. In.: BUNZEN, C. & MENDONÇA, M. Português no Ensino Médio e formação do professor (Orgs.) São Paulo : Parábola Editorial.
REINALDO, Maria Augusta G. de M. & SANT’ANA, Tatiana Fernandes. Análise de Orientação para produção de texto no livro didático como atividade de formação docente. Disponível em: http://rle.ucpel.tche.br/php/ edicoes/v8n2/reinaldo_e_santana.pdf.
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TICKS, L. K. (2005) O livro didático sob a ótica do gênero. Revista Linguagem & Ensino, Vol. 8, Nº 1, p. 15-49.
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